Quais os melhores hábitos para manter uma rotina saudável?

 

O nosso estilo de vida tem total influência na nossa saúde. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis é determinante não apenas para a qualidade de vida, mas também para se prevenir de algumas doenças graves, como obesidade, diabetes e câncer.

 

O grande desafio é transformar boas práticas em rotina. Mas o que deve ser feito no dia a dia? 

Separamos cinco hábitos simples que você pode começar a praticar hoje mesmo! 

 

  • Adote uma alimentação saudável
  • Pratique atividades físicas
  • Mantenha o peso corporal
  • Evite bebidas acoolicas
  • Beba água!

 

Arrasta para baixo e saiba como colocar cada uma das ações em prática.

Mas antes, conta pra gente: você se considera uma pessoa saudável?

Sim!Não

SIM!

Muito bem!

Continue a leitura e cheque quais hábitos você já pratica e quais você ainda consegue acrescentra na sua rotina! 😉

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NÃO

Não se preocupe, sempre há tempo!

Continue a leitura e confira as dicas para tornar o seu dia a dia mais saudável! Pequenas ações podem fazer a diferença 😉

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Adote uma alimentação saudável

É muito importante adotar uma alimentação saudável no dia a dia, à base principalmente de frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Já os doces, alimentos gordurosos e carboidratos, como massas, pães e bolos, devem ser ingeridos com moderação.

 

Claro que isso não significa ter que abandonar o prazer de comer. A questão é apenas fazer escolhas mais saudáveis, preferindo alimentos com alto valor nutricional.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

Bebidas acoólicas quando consumidas em excesso, podem desencadear ou agravar diversos processos inflamatórios, contribuindo para a ocorrência de inúmeras doenças.

 

Para diminuir o consumo, valem algumas táticas. Uma opção é evitar beber nos dias úteis, afinal, uma taça de vinho na sexta ou um copo de cerveja no final de semana podem ser suficientes para relaxar e também se divertir. Outra possibilidade é definir previamente um volume de doses. Assim, aos pouco você consegue descobrir sua medida e não exagera nos drinks! 

Pratique atividades físicas

E aqui vale correr, caminhar, dançar e o que mais fizer o seu corpo sair da inércia. O ideal é praticar exercícios de 3 a 4 vezes por semana, com duração de cerca de uma hora por dia. O mais importante é encontrar uma atividade que goste e conseguir incluí-la na rotina. 

Mantenha o peso corporal

excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para inúmeras doenças, inclusive o câncer. Assim, é fundamental manter um controle, evitando o sobrepeso ou mesmo o famoso efeito sanfona. Engordar e emagrecer constantemente pode descontrolar o metabolismo, trazendo consequências negativas para o organismo.

 

De modo geral, uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas já são suficientes para controlar o peso corporal. Do contrário, pode ser necessário procurar um médico para uma orientação mais específica.

Beba água regularmente

A ingestão regular de água como um dos hábitos mais saudáveis. Isso porque ela é responsável pela manutenção de todas as funções do nosso organismo, como a regulação da temperatura e o equilíbrio homeostático. O ideal é um consumo de 2 a 3 litros por dia, dependendo da necessidade e da rotina de cada pessoa, ou sempre que estiver com sede.

Esses são apenas alguns hábitos saudáveis que devem fazer parte do seu dia a dia. Lembre-se também de lavar bem as mãos com frequência e consultar um médico para exames de rotina. A sua saúde agradece!

 

E aí, consegue colocá-las em prática?

SIM 😀NÃO 🙁

Poxa, tem certeza?

Sua saúde é o seu bem mais precioso. Beber mais água e fazer 30 minutos de exercícios ao dia podem trazer inúmeros benefícios ao longo prazo. Pense nisso 😉

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Isso aí! Nunca é tarde para começar novos hábitos.

Essas são dicas simples que podem te ajudar a tornar o seu dia a dia mais saudável. Que tal aproveitar o início do ano, do mês e da semana para começar? 

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